O trabalho é o local onde a maior parte das pessoas passa grande parcela de seu dia. E por conta disso, é extremamente importante estar atento às condições de saúde oferecidas por este ambiente. Além de ser capaz de proporcionar altos níveis de estresse, o ambiente de trabalho também pode contar com condições físicas inadequadas, seja em relação à iluminação, higiene, espaço de trabalho, entre outros, ou mesmo à aspectos ergonômicos. A falta de equipamentos de proteção individual, quando necessários, também pode causar uma série de doenças ocupacionais.
E embora a lei hoje seja bastante exigente quanto a essas normas de saúde e segurança do trabalho, o número de doenças em ambiente laboral ainda é alto, demonstrando a necessidade de práticas de prevenção. Neste texto, o Círculo traz informações sobre as principais doenças de trabalho, e também que cuidados são importantes para garantir uma boa saúde ocupacional. Então, vamos lá!
Primeiramente, vale explicar um pouco mais a respeito das doenças ocupacionais. Basicamente, se tratam de qualquer complicação de saúde, física ou psicológica, que tenha sido motivada pelo exercício profissional. Para se ter uma ideia do problema, entre 2020 e 2021, as doenças de trabalho também tiveram um crescimento de 8,2% nos registros de ações trabalhistas, passando de 8.446 para 9.138 ações nos dois períodos. Apenas entre janeiro e março de 2022, já foram 2.220 processos distribuídos no tribunal regional. Se considerarmos acidentes de trabalho, os dados são ainda mais preocupantes. Em 2021, foram mais de 420 mil pessoas vítimas de acidentes em ambiente de trabalho, de acordo com dados do Radar SIT, do governo federal.
Por conta deste cenário, vale a pena conhecer melhor sobre as principais doenças de trabalho, especialmente para prevenir esses males dentro do ambiente de trabalho e contar com uma saúde ocupacional cada vez melhor.
Portanto, entre as doenças causadas dentro do ambiente de trabalho, estão:
A seguir, você confere um pouco mais sobre cada uma delas, bem como suas causas e a melhor forma de prevenir-se.
Ler e Dort são as siglas criadas para definir as “Lesões por esforços repetitivos” e os “Distúrbios osteomusculares”. Nesse cenário, podemos incluir problemas como tendinites e lesões de ombro, entre outros locais do corpo, ou seja, doenças que tendem a ocorrer devido a movimentos repetitivos, e também a partir da postura inadequada durante o trabalho.
Em razão de sua lenta progressão, muitas vezes, ela passa despercebida, só sendo notada quando em estágio avançado. Entre as principais ações para evitar esses problemas, estão o cuidado com a ergonomia e o mobiliário da empresa, bem como o incentivo à prática de atividades físicas, colaborando para o fortalecimento da musculatura dos colaboradores. Pausas para descanso durante a atividade laboral também são recomendadas.
Dorsalgias são doenças de trabalho que podem causar hérnias de disco e problemas de coluna nos trabalhadores. Em geral, elas também acontecem por conta de movimentos repetitivos, ou ainda pelo uso excessivo de força. Outro fator para esse mal é a postura inadequada durante o exercício do trabalho.
Simples mudanças posturais, como manter a coluna sempre ereta e evitar inclinar e torcer o tronco nas atividades do dia a dia, além da prática regular de atividades físicas, podem ajudar a prevenir boa parte das dores na coluna.
Transtornos mentais são um problema muito frequente dentro e fora do ambiente de trabalho. No caso da saúde ocupacional, porém, é possível que os colaboradores possuam severos distúrbios psicológicos, incluindo estresse, depressão e ansiedade.
Em geral, doenças de trabalho deste tipo acontecem por conta da pressão exagerada de gestores, metas inalcançáveis, conflitos dentro do ambiente de trabalho, e até problemas mais graves como assédio.
Para evitar este problema, a empresa deve contar sempre com uma política clara contra assédio, planos de carreira e um clima organizacional positivo, além de metas alcançáveis e que fazem sentido com a realidade do negócio.
No quesito físico, uma rotina pautada pela postura inadequada, movimentos repetitivos, obesidade e sedentarismo também pode prejudicar a saúde ocupacional. Por conta disso, uma adequação do mobiliário, bem como a redução do esforço físico por parte dos funcionários, pode evitar diversos transtornos nas articulações.
Assim como já mencionado, um programa que incentive a prática de exercícios físicos também é uma boa opção.
Nem todo mundo sabe disso, mas problemas de varizes nos membros inferiores são um problema frequente dentro do ambiente de trabalho, e acomete pessoas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas. O sedentarismo também é uma causa comum para este problema.
Para evitar esta doença, é preciso estar atento às regras de ergonomia necessárias para o ambiente, além de uma política de pausas para descanso em caso de atividades mais prolongadas.
Por fim, outro tipo de doença de trabalho que prejudica a saúde ocupacional são os chamados transtornos auditivos. Quando não identificados cedo, estes problemas acabam evoluindo para a perda auditiva, por isso é extremamente importante tomar certos cuidados em relação a eles.
Em geral, problemas de audição no trabalho acontecem devido a exposição a ruídos contínuos ou elevados, e exposição a produtos químicos, como thinner e tolueno. Neste caso, a prevenção é muito importante, devendo ser oferecido aos trabalhadores EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados, que proporcionem o isolamento de ruídos, como protetores auriculares. Um sistema de ventilação para ambientes fechados também auxilia no combate à exposição de produtos químicos, assim como o uso de máscaras.
Enfim, além de todos esses cuidados, vale lembrar que um bom plano de saúde é essencial para proporcionar o melhor tratamento em caso de doenças de trabalho. Para cuidar da saúde ocupacional da sua organização, o Círculo oferece planos empresariais para atender com excelência empresas de todos os tamanhos.
Não é apenas sobre prevenção de doenças: é sobre cuidar e planejar o seu futuro. Então, se você deseja saber mais sobre os planos existentes, clique e conheça nossa rede de serviços, com tudo o que você precisa para a melhor proteção existente no mercado!