Para a maioria das pessoas, ter um plano de saúde é um item obrigatório. E com a pandemia, ficou ainda mais claro a necessidade de ter acesso a bons tratamentos e um meio de consulta facilitado, como é no caso de bons planos de saúde. E justamente por ser algo tão importante, nem sempre é fácil ter certeza de qual o melhor plano de saúde a se contratar, uma vez que esta escolha deve ser feita com cuidado e atenção, sempre a partir da observação de diversos critérios.
Pensando em auxiliar nesta busca, preparamos um conteúdo completo sobre planos de saúde empresariais, individuais ou para a família, dando as dicas sobre o que observar na hora de escolher qual o melhor plano de saúde para você ou sua empresa. Então, vamos começar!
Primeiramente, é preciso dizer que a busca pelo melhor plano de saúde deve ser feita com calma e de forma detalhista. Isso porque a contratação do serviço é algo que se estende normalmente por um longo prazo, e portanto vale a pena analisar as ofertas de forma cautelosa e ter certeza de que a cobertura escolhida é realmente a ideal para o seu caso, ou ainda se a empresa escolhida realmente entrega um bom serviço de saúde.
Nesse sentido, existem 3 pontos principais a serem levados em consideração na hora de escolher qual o melhor plano de saúde, seja para você ou para sua empresa. A seguir, vejamos um pouco mais sobre cada um deles.
A primeira decisão é definir o que você procura. Ou seja, se é um plano individual, familiar ou um plano de saúde empresarial. Esse fator é extremamente relevante, pois não interfere apenas no valor, mas também nos serviços a serem contratados e ofertados pela empresa em questão.
Dessa forma, é preciso atentar-se à escolha de um pacote adequado para as suas necessidades particulares. Por exemplo: se o plano de saúde for só para você, um adulto, não há por que incluir serviços pediátricos. Já se o plano de saúde for para uma família com crianças, essa especialidade é obrigatória.
Portanto, além de check ups ou exames mais conhecidos, a inclusão ou não de serviços obstétricos, odontológicos, hospitalares e ambulatoriais deve ser um dos principais pontos a se observar na hora de encontrar o melhor plano de saúde.
Atenção: outro fator que influencia é o tipo de contratação do plano, que pode ser empresarial, particular ou coletivo por adesão. No modelo de plano de saúde empresarial, por exemplo, o contratante pode ser a empresa onde você trabalha, e nesse caso é ela quem definirá as opções.
A segunda questão a se observar é a área de abrangência do atendimento do plano de saúde. Afinal, é isso que irá determinar quais grupos de municípios e regiões a operadora atende, o que deve certamente ser levado em conta, especialmente se você não mora em capitais ou grandes cidades.
Além disso, se você viaja pouco ou apenas para lugares próximos, realmente faz sentido contratar um plano caro com abrangências em locais que você não frequenta? Por outro lado, se você viaja bastante, a trabalho, por exemplo, este é um fator importante a se considerar, uma vez que uma boa abrangência oferecerá mais suporte.
No caso do Círculo Saúde, por exemplo, a abrangência do plano de saúde empresarial ou familiar é de 33 cidades. Além disso, o beneficiário está segurado para atendimento de urgência e emergência em 130 pontos no Brasil inteiro, por meio da Associação Brasileira dos Planos de Saúde – Abramge, e também em praias do litoral gaúcho.
Normalmente, os pacotes básicos oferecidos cobrem os serviços obrigatórios definidos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Porém, também existem coberturas adicionais que incluem outros procedimentos ou serviços.
Nesse sentido, na hora de escolher qual o melhor plano de saúde, é importante pensar em quais serviços você e sua família mais utilizam ou podem vir a utilizar no futuro.
Outra coisa que pode variar e influenciar no preço do plano escolhido são as chamadas franquias de coparticipação. Ou seja, os valores que o beneficiário paga quando utiliza um serviço da rede credenciada.
Agora que você entende um pouco mais sobre o que procurar em um bom plano de saúde, vale explicar as características principais dos planos familiar. Diferentemente do plano empresarial, ele é voltado para sua vida fora do trabalho. E também envolve mais pessoas além de você. Assim, o principal ponto a se observar são a duração e as coberturas que o plano oferece. No caso da duração, planos individuais ou familiares possuem vigência mínima de um ano, por exemplo.
Outra questão importante é verificar se o plano de saúde oferece remissão. O que significa que, em caso de falecimento do titular, a família pode utilizar o convênio médico por algum tempo de forma gratuita. Isso garante segurança e tranquilidade, mesmo em momentos difíceis. Também fique atento a benefícios extras. Além de serviços básicos como consultas, exames e internações, muitas operadoras de saúde oferecem serviços como psicoterapia, fisioterapia e até mesmo centrais de vacinas.
Por fim, nos planos de saúde familiar, alguns dos serviços mais procurados são pediatria, tratamento para doenças crônicas, consultas e exames de rotina, cardiologia e ortopedia. Antes de contratar seu plano, verifique se essas coberturas são importantes para você, e se estão incluídas no pacote oferecido.
Já quando falamos sobre saúde ocupacional, é imprescindível conhecer o perfil dos colaboradores. E também as possíveis necessidades de tratamento decorrentes do trabalho realizado. Dessa forma, as principais informações a serem analisadas são:
Na hora de escolher pelo melhor plano de saúde para empresas, a quantidade de funcionários, assim como a idade de todos eles, influencia bastante. Não apenas no preço da mensalidade, que aumenta proporcionalmente à idade do colaborador, mas também nas coberturas que deverão ser oferecidas.
Quando falamos em plano de saúde empresarial, o gênero dos funcionários é bastante relevante. Afinal, existem serviços específicos para a saúde da mulher, por exemplo, sendo muitos deles essenciais. Portanto, é preciso ter certeza de que o plano de saúde escolhido ofereça a melhor cobertura em ambos os casos.
Em muitos casos, o plano de saúde empresarial também pode acolher cônjuges e familiares. Assim, é preciso considerar o estado civil dos colaboradores, e também se eles possuem filhos, bem como a quantidade de filhos. Com isso, fica mais fácil decidir o tipo de plano para empresas e como se dará a inclusão ou não dos dependentes.
Na hora de escolher qual o melhor plano de saúde empresarial, busque fazer um levantamento de possíveis portadores de doenças crônicas, a fim de verificar se o plano possui suporte para casos de bronquite, diabetes e hipertensão, por exemplo.
Um plano de saúde empresarial pode ser com ou sem coparticipação dos colaboradores, e essa decisão também precisa ser bem planejada. No plano com coparticipação, a empresa para a mensalidade do plano e o colaborador precisa pagar um valor quando utiliza o serviço.
Em geral, essa quantia é descontada na folha de pagamento. Já quando não existe coparticipação, a empresa é responsável por pagar a mensalidade, enquanto o beneficiário recebe o direito de utilizar todos os serviços cobertos pelo convênio.
Na hora de contratar o melhor plano de saúde, observe qual é a rede credenciada envolvida. Ou seja, o conjunto de estabelecimentos que o beneficiário pode utilizar quando contrata um plano. Essa rede pode incluir hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros, e é extremamente importante para garantir que os colaboradores serão bem atendidos.
Por fim, o índice de periculosidade da empresa interfere na sinistralidade, ou seja, no custo que a operadora de saúde vai ter para atender os colaboradores. Dessa forma, alguns ambientes de trabalho terão maiores chances de seus funcionários utilizarem os serviços médicos.
Isso vai influenciar nos custos do plano de saúde, mas também na cobertura oferecida. Também influencia nos reajustes do plano, por isso é fundamental pesquisar bem sobre este fator no momento da contratação.
Agora que você entende melhor sobre o que considerar na hora de escolher qual o melhor plano de saúde — individual, familiar ou empresarial —, fica mais fácil encontrar boas soluções em saúde para você ou sua empresa. É o caso do Círculo Saúde, instituição fundada em 1934 e reconhecidamente uma referência na área, que se orgulha em dizer que oferece o melhor custo-benefício em planos de saúde empresariais e familiares.
Há diversas razões que justificam a qualidade dos planos de saúde Círculo, mas certamente a disponibilidade de planos de qualidade e a oferta de planos por um preço justo são duas das mais importantes. Além, é claro, da garantia de qualidade no serviço e bom atendimento em qualquer situação. O Círculo Saúde sabe da importância de contar com um plano de saúde que ofereça segurança a qualquer momento e em qualquer lugar, e trabalha para oferecer o que existe de melhor para todos os seus clientes.
Com nossa cobertura, também garantimos um bom atendimento no litoral durante o ano inteiro, bem como abrangência nacional por meio da da Associação Brasileira dos Planos de Saúde — Abramge. Não importa em qual momento você decida tirar férias ou mudar de ares, o Círculo estará contigo para proporcionar ainda mais bem-estar e tranquilidade.
Pioneiro em teleconsulta, o Círculo Saúde é o primeiro plano da região a oferecer o serviço de teleorientação aos clientes. Além disso, a espiritualidade é um dos valores que o Círculo Saúde fortemente cultiva, e coloca em prática nas suas décadas de atuação, o que propicia atendimento de excelência e humanizado.
Com certeza, vir conosco é sua melhor escolha! Então, se você tem interesse em saber mais sobre o melhor plano de saúde disponível no mercado, entre em contato com nossos especialistas e escolha o melhor plano para você, sua família ou sua empresa.
1 Comment
Muito bom o conteúdo! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre o plano de saúde Greenline, caso queira saber um pouco mais: https://planodesaude.net.br/greenline