O ambiente laboral exige diversos cuidados que passam por etapas variadas. Nem sempre se tem noção da periculosidade de algumas atividades, inclusive em locais onde acidentes parecem ser impossíveis de se acontecer.
Para deixar você a par de todos os detalhes sobre este assunto, o Círculo vai explicar tudo sobre a prevenção de acidentes no trabalho neste artigo.
Siga na leitura e entenda mais sobre o tema.
Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que a Lei fala sobre o tema. O acidente de trabalho, segundo o art. 19 da Lei nº 8.213/91, “é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
Além disso, você sabia que doenças ocupacionais também passaram a ser entendidas como acidentes de trabalho? Isso significa que enfermidades adquiridas em decorrência da atividade profissional são equiparadas aos acidentes laborais.
O que vale ressaltar, porém, é que mais do que dificuldades para as empresas contratantes, a saúde dos funcionários pode ser altamente comprometida, inclusive com enfermidades mentais, como depressão, ansiedade e síndrome de burnout, que inclusive podem se tornar doenças psicossomáticas.
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É interessante saber, entretanto, que existem subdivisões dentro da categoria de acidentes de trabalho.
Doenças ocupacionais formam apenas uma porcentagem dos problemas que podem ser citados. Dentro desta seção, chamada de acidente de trabalho atípico, existem a doença profissional (gerada ou desencadeada pelo trabalho característico a uma atividade definida) e a doença do trabalho (gerada ou desencadeada por causa de condições específicas em que o trabalho é feito e com ele se relacione diretamente).
Já os outros tipos de acidente de trabalho se dividem entre típico e de trajeto. O acidente de trabalho típico é o que acontece durante a execução das tarefas de trabalho. O acidente de trabalho de trajeto é o que advém do percurso feito pelo funcionário, de sua residência para o local de trabalho, e vice-versa.
Como dito antes, transtornos mentais podem ser caracterizados como acidentes de trabalho. Além das doenças já citadas, outras desordens psicológicas podem ser mencionadas, como síndrome do pânico e estresse ocupacional, um problema relacionado à quantidade de demandas exigidas de um funcionário e a necessidade de entrega urgente.
Confira também o Círculo de Conversas com Dr. Rimon Hauli – Saúde Mental nas Empresas.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, entre os acidentes de trabalho mais comuns estão quedas, choques contra objetos, choques elétricos, golpes provocados por ferramentas, fraturas, contusão e esmagamento, lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort), estresse e ansiedade.
No Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho – AEAT, também divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, 2020 registrou quase 446 mil acidentes de trabalho no Brasil, sendo 313 mil acidentes de trabalho típicos, 59 mil acidentes de trajeto e 30 mil acidentes de trabalho de ordem atípica.
Você pode acessar ao anuário completo clicando aqui. Os dados foram divulgados em fevereiro de 2022.
Agora que você já está por dentro do que diz a Lei e quais são os tipos mais comuns de acidentes de trabalho, vamos à prática, a parte mais importante: como evitar que tais problemas aconteçam! Confira nossas dicas abaixo:
A ginástica laboral é uma das manobras de cuidado mais disseminada e assertiva dentro das empresas.
Os exercícios podem ser preparados de acordo com o entendimento das atividades desenvolvidas pelo colaborador, e focados em três frentes: a ginástica laboral preventiva (feita antes do início da jornada de trabalho), a ginástica laboral compensatória (serve para contrabalancear o uso de uma musculatura, exercitando também seus antagonistas no movimento) e a ginástica laboral de relaxamento (comumente realizada ao final da jornada com treinos mais leves, incluindo técnicas de respiração e até de meditação).
Atividades específicas exigem que certos preceitos sejam seguidos, afinal isso faz parte da segurança de todos. É importante que haja um exercício constante com os colaboradores para informá-los da necessidade de adotar certos hábitos, como uso de EPIs, caso seja preciso.
Além disso, treinamentos e vistorias constantes para saber se todos estão adequados às normas é essencial. Tenha em mente que isso é parte fundamental para zelar pela qualidade do trabalho e seguridade dos profissionais.
Balizada pela norma NR-5, da Secretaria do Trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma comissão constituída pelos próprios trabalhadores da empresa, que são voluntários na organização e promoção da segurança dentro do ambiente laboral. Acima de 20 funcionários em regime CLT, a CIPA deve ser implantada.
Para evitar acidentes no ambiente de trabalho é necessário que os profissionais saibam quais são os riscos envolvidos ao ali desempenhar suas atividades.
Riscos ambientais, como variações de temperatura, liberação de radiação, exposição a compostos químicos, infecção por agentes biológicos e prejuízos ergonômicos devem ser alertados desde o processo de seleção do funcionário, e reforçar os cuidados relativos a estes riscos é imprescindível.
Treinamento constante é uma grande medida para evitar acidentes de trabalho. Com essa atitude os funcionários ficam ainda mais cientes e por dentro de todas as regras para o setor.
Sempre que possível leve o corpo de profissionais para exercícios focados em aprimorar suas atividades e a segurança das mesmas.
Não adianta ter todas as condições de manter as operações em sua empresa se parcerias com negócios duvidosos forem fechadas. Invista em marcas de qualidade e reputação para se associar, em todos os níveis.
Muitos acidentes de trabalho, por exemplo, podem ser evitados com limpeza e organização ideias do ambiente de trabalho, bem como com o recolhimento de lixo especial, com resíduos potencialmente danosos à saúde.
Outro ponto que vale citar é que manter um plano de saúde para os colaboradores é uma grande carta na manga, afinal ajuda os profissionais a manterem sua saúde no dia a dia e a procurar ajuda médica especializada caso haja uma necessidade ou emergência.
Com certeza todas as nossas dicas serão essenciais para evitar acidentes no ambiente de trabalho em que você está, e está última é uma das mais importantes. Quer saber qual é? Clica aqui para ficar por dentro do que ninguém contou para você!