Depois de aproveitar o verão na praia, na piscina ou mesmo na cidade, manter aquele bronzeado durante o resto do ano é um desejo quase unânime, não é? Porém, para quem quer manter a corzinha para além do verão, alguns cuidados são necessários e precisam ser seguidos. É simples, mas requer atenção e constância.
O tempo de fixação do bronzeado pode variar para cada um, além disso, quem cuida do bronze, tende a ter ele por mais tempo. Entretanto, a média de tempo do bronzeado costuma ser de 30 a 60 dias após a exposição solar. Lembre-se de sempre usar filtro solar antes de tomar sol, afinal, o bronzeado é bonito, mas sua saúde é mais importante!
Quando for tomar banho de sol, prefira os horários de menor incidência solar: antes das onze horas da manhã ou depois das quatro da tarde. No horário em que a incidência solar é maior, você correrá mais riscos de queimaduras, que, além de perigosas para a saúde, também deixam um aspecto desagradável e descascar.
Você quer saber o que fazer para manter o bronzeado durante o ano todo? Então, seja bem-vindo (a) ao blog do Círculo Saúde e boa leitura!
Depois de aproveitar o sol, sua pele, muito provavelmente, estará super ressecada. Isso acontece porque ela fica muito exposta ao sol e ao cloro presente nas piscinas. Quanto mais você hidratar sua pele, mais tempo o bronzeado ficará e, provavelmente, sua pele não vai descascar com o passar dos dias.
O ideal é aplicar hidratantes ou óleos todos os dias no corpo para evitar o ressecamento e a descamação da pele. Se possível, opte sempre por produtos com ativos ainda mais hidratantes, como é o caso da vitamina E ou dos óleos vegetais, como o de amêndoas ou de abacate.
Uma boa dica é utilizar os cremes pós-sol, que são específicos para essa situação e que, normalmente, possuem ingredientes que são ótimos para a pele, como o Aloe Vera, que também é calmante. Além disso, opte por aplicar o hidratante logo após o banho, porque esse é o momento em que seus poros estarão dilatados e a absorção dos cremes e óleos pela pele é maior!
E, claro, beba muita água! Afinal, de nada adianta hidratar sua pele externamente e esquecer de hidratar “por dentro”. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia!
Leia também: Descubra 5 mitos e 5 verdades sobre sucos naturais + receitas deliciosas para fazer na sua casa
Apesar de um banho quentinho ser um ótimo momento para relaxar, a água muito quente pode prejudicar sua pele e seu bronzeado. Banhos demorados e quentes não fazem bem para a pele, porque prejudicam diretamente a barreira protetora e provocam ressecamento. Com a água quente, sua pele perde a oleosidade natural (e saudável), que faz bem para a barreira cutânea.
Durante o verão, essa dica é fácil de ser seguida! Então, tente tomar banhos mornos ou, quem sabe, frios, se o dia permitir!
Essa é uma dica que muitos já conhecem, mas é sempre bom relembrar. Alguns alimentos são aliados tanto para facilitar o bronzeado quanto para mantê-lo. Porém, é algo que deve ser seguido o ano todo e não apenas no verão!
Os alimentos ricos em betacaroteno ativam a produção de melanina pelo corpo, fazendo com que o bronzeado se mantenha por mais tempo. Então, já anote na sua lista de compras a partir de hoje: abuse de cenoura, beterraba, tomate, abóbora, mamão, manga, pêssego, espinafre, brócolis, couve e agrião, além de vários outros alimentos.
A cenoura é um dos alimentos mais conhecidos por ajudar a manter o bronzeado, afinal, é rica em vitamina A, que ajuda na saúde da pele, além de também ser rica em carotenoides. De forma resumida, essa substância nada mais é do que um pigmento que dá origem ao betacaroteno. E o betacaroteno é o responsável pela coloração bronzeada da nossa pele.
Leia também: Alimentação no verão: 10 maiores mitos e 10 maiores verdades
Depois da exposição solar, muitas pessoas têm medo de esfoliar a pele e remover a cor bronzeada. Mas, não se preocupe! Isso é um mito! Porém, alguns cuidados simples são necessários para não machucar a pele e promover uma renovação celular acelerada.
Opte sempre por esfoliantes mais leves e suaves quando já estiver bronzeado (a). Utilize uma vez por semana, ou, então, quinzenalmente. Assim, você garante que sua pele fique macia e o bronze uniforme.
Ah, uma dica para antes de tomar sol: esfolie bem a pele, de três em três dias, para remover toda a camada de células mortas da superfície. Assim, sua pele absorverá o bronzeado mais rápido!
Pode ser um clichê, mas o maior aliado da saúde da sua pele, e, consequentemente, do seu bronzeado é o filtro solar. Muitas pessoas pensam que, após alguns dias de exposição solar, não tem problema em diminuir o fator de proteção do filtro. Porém, tome muito cuidado!
O ideal é construir seu bronzeado aos poucos, sempre diminuindo os danos que podem ser causados à pele. Portanto, sempre que se expor ao sol, utilize filtro solar com fator mínimo de 30 FPS. Se sua pele for ainda mais branca e queimar com facilidade, utilize o filtro solar fator 50 ou maior.
Mesmo com filtros solares de fatores altos, é possível bronzear a pele sem correr riscos de prejudicá-la tanto esteticamente quanto dermatologicamente. Uma informação importante que você precisa observar no rótulo do produto é a proteção para os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, enquanto a proteção UVA garante proteção contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Para ajudar a pegar aquela corzinha tão desejada, os aceleradores de bronzeado são uma ótima alternativa! Com fórmulas testadas dermatologicamente e que não prejudicam a pele, eles ajudam na produção natural de melanina da pele e induzem a pigmentação, mesmo em peles claras.
Lembre-se que sua pele é o maior órgão do seu corpo e que ela também precisa de cuidados!