Sejam eles naturais, detox, industrializados ou produzidos e comercializados pelos próprios agricultores, os sucos sempre se fizeram presentes no gosto popular. Cada fruta tende a trazer seus próprios benefícios e provavelmente você já ouviu dizer que algumas fazem até milagre.
Mas o quanto ou o que disso tudo é mito ou verdade? Neste artigo, explicamos a você cinco afirmações incorretas e cinco corretas a respeito de sucos. Além disso, ao final, trazemos receitas saborosas e nutritivas para você fazer aí na sua casa.
Boa leitura!
Em primeiro lugar, se você deseja ter uma vida saudável e aproveitar o melhor sabor com a certeza de que não fará nenhum mal ao seu organismo, esqueça as bebidas industrializadas e dê sempre a preferência para os produtos naturais, com frutas ou verduras frescas.
Também é válido destacarmos que cada alimento possui suas próprias características, sendo fonte de fibras e vitaminas que podem não ser comuns a outras variedades. No entanto, há alguns benefícios gerais que precisam ser destacados. Confira!
Benefícios dos sucos naturais
Por mais que ingerir sucos naturais ou detox com frequência faça bem para a saúde, eles não necessariamente eliminam toxinas do nosso corpo, quem faz isso é o próprio organismo.
Digamos que, ao consumir sucos naturais, você está contribuindo para não acrescentar ainda mais ingredientes nocivos e prejudiciais à sua saúde, como algumas substâncias presentes nas bebidas industrializadas.
Ao serem processadas e transformadas do estado sólido para o líquido, as frutas passam por alterações físicas em sua estrutura, reduzindo a quantidade de fibras presentes. Dessa forma, o açúcar (frutose e sacarose) é absorvido mais rápido pelo organismo.
Se levarmos em conta também que a quantidade de frutas necessárias para produzir um suco é maior do que se as estivéssemos consumindo sólidas, a quantidade de açúcar absorvida pelo corpo será maior e, com isso, a sobrecarga do fígado também aumenta.
Este é um dos maiores mitos de todos. Todos os tipos de sucos, incluindo o detox, servem apenas como um complemento à refeição, seja ela o café da manhã, almoço ou jantar.
Contudo, como o recomendado por especialistas é que nos alimentemos a cada três horas, o consumo de sucos naturais pode servir como um lanche, substituindo o consumo de alimentos gordurosos, como bolachas, pães, café, entre outros.
Para gerar resultados reais e concretos, de nada adianta o consumo de sucos naturais sem o acompanhamento de uma boa e balanceada dieta. O que leva à perda de peso é um conjunto de hábitos saudáveis, que beneficiam o nosso organismo.
Também não tendem a ser eficazes as dietas vistas muitas vezes no meio online, isso porque cada corpo tem necessidades diferentes e seguir algo apenas por causa de uma promessa milagrosa de resultados pode ser ainda mais prejudicial. O melhor a se fazer é consultar um profissional nutricionista.
Errou na dose, mas vai guardar a bebida na geladeira para conservar seus nutrientes? Neste caso, a única coisa que vai acontecer é o suco estar gelado e gostoso para o consumo posterior, mas lamentamos informar que seus nutrientes já não serão mais os mesmos.
Por mais que não ocorra uma perda nutricional ao transformar frutas em suco, a ideia de que guardando a bebida na geladeira irá preservar seus nutrientes é incorreta. Se não consumida de imediato, com o tempo as vitaminas vão diminuindo progressivamente.
Mesmo que não substituam uma refeição, isso não significa que os sucos detox, como é o caso do suco verde, não sejam saudáveis. Pelo contrário, quando a bebida é feita inteiramente com ingredientes naturais e sem adição de açúcar, são muitos os benefícios.
Eles ocorrem justamente pela união de diferentes frutas/verduras, que combinadas, proporcionam um resultado ótimo. Por exemplo, a absorção de ferro nos sucos verdes, a grande quantidade de fibras e Ômega 3 dos sucos com sementes e a ação antioxidante das bebidas preparadas com cacau em pó.
Os sucos naturais não só melhoram a saúde das células, como, consequentemente, ajudam no funcionamento correto do organismo. Além disso, previnem doenças e auxiliam o sistema imunológico.
Outro fator positivo é proporcionar uma pele saudável, especialmente para o rosto, juntamente com agentes rejuvenescedores presentes nas frutas.
Sendo fontes ricas em nutrientes, como fibras e vitaminas, os sucos hidratam o organismo e auxiliam durante o processo de digestão, contribuindo para um melhor funcionamento do nosso intestino.
A presença de minerais, em junção com as fibras e vitaminas, ainda faz com que seja regulada a glicose no sangue, os níveis de colesterol, crescimento das células, transporte de oxigênio e combater os radicais livres.
Como explicamos, cada fruta, erva, verdura, entre outros, é rica em um determinado tipo de fibra, nutriente, mineral e assim por diante. Portanto, misturar esses ingredientes naturais faz bem e aumenta as chances de gerar uma combinação ainda mais saudável.
E isso não é o único ponto positivo, o sabor que essas misturas causam pode proporcionar uma experiência incrível para todos, inclusive as crianças.
Por mais que haja uma perda grande de nutrientes na polpa congelada, nem sempre temos tempo de preparar um suco natural com a correria do dia a dia. Dessa forma, considerar o suco da polpa congelada como uma segunda opção (atrás do suco natural) também é uma alternativa saudável.
Os sucos industrializados também podem ser consumidos de vez em quando, mas tendo em mente que isso deve ser feito em pequenas quantidades e tomando o cuidado de escolher marcas com o menor número possível de aditivos na composição.
Preparamos três receitas de sucos naturais práticas, saborosas e nutritivas para você fazer no seu dia a dia. Lembrando que em nenhuma é necessária a adição de açúcar. Acompanhe!
Ingredientes (4 porções)
Modo de preparo
Coloque no liquidificador a água, as folhas de hortelã e o abacaxi picado. Bata bem e passe pela peneira para tirar todo o bagaço. Volte o suco para o liquidificador, bata novamente e coloque na jarra para servir. Coloque os cubos de gelo apenas na hora de servir, senão eles derretem e o suco fica aguado.
Ingredientes
Modo de preparo
Congele a quantidade de morangos que desejar. Na hora de preparar, esprema as laranjas para extrair o suco, coloque o suco até a metade da taça ou copo que escolher. Depois, adicione quantos morangos você quiser.
Ingredientes
Modo de preparo
Corte as duas extremidades do limão e descarte-as, abra o limão ao meio e retire o miolo branco, esses dois detalhes vão reduzir o amargor da limonada. Corte em gomos mantendo a casca e descarte as sementes. Coloque o limão, a água, a couve e algumas pedras de gelo no liquidificador, bata bem e sirva.