A Fisioterapia é uma ciência da área da saúde voltada para o estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano. Mas, o que é isso? O nome pode ser um pouco complicado, mas nós explicamos.
De modo geral, a Fisioterapia atua com o que envolve movimento no organismo humano. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou reabilitar a integridade de mobilidade das pessoas ao longo da vida. Ou seja, é a ciência que atua diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas.
Muitas pessoas recorrem à Fisioterapia quando sofrem alguma lesão ou problema muscular. Outras buscam o apoio de uma fisioterapeuta para a prevenção de lesões. Há ainda, os casos onde o profissional de Fisioterapia atua em conjunto com demais profissionais, como na área hospitalar, por exemplo.
Muitas vezes, a Fisioterapia é associada apenas a algum acidente ou contusão, mas ela vai bastante além disso: pode resolver questões de dores crônicas, ortopédicas e até complicações respiratórias. Quando, então, devo procurar um fisioterapeuta? Confira uma lista de motivos para isso:
Os fisioterapeutas fazem uso de uma série de técnicas, de acordo com o quadro e o objetivo do paciente. Portanto, apenas o profissional habilitado pode fazer a avaliação correta de quais métodos devem ser utilizados, para o melhor resultado. Os principais métodos aplicados na Fisioterapia são:
Embora muitos desconheçam, uma das áreas de atuação do fisioterapeuta é o setor hospitalar, onde ele trabalha diretamente no tratamento de pacientes internados em enfermaria e unidades de terapia intensiva. Ele atua principalmente para prevenir complicações respiratórias, neurológicas e motoras.
Alguns dos objetivos da Fisioterapia Hospitalar são tratar e prevenir atrofias, contraturas, deformidades, úlceras, complicações respiratórias, entre outras. Também atua para controlar a dor, prevenir complicações por imobilismo, auxiliar no desmame de ventilações mecânicas e acelerar o processo de alta. Ainda, ajuda a promover melhor qualidade de fim de vida em pacientes em cuidados paliativos.
1 Comment
Adorei o círculo enviar dicas de saúde, pra nós
Ficar em formados.