Disponibilizar um espaço de empatia e cuidado por meio do acolhimento, da troca e do respeito, propiciando qualidade de vida a pacientes e familiares. Esse é o objetivo principal dos Grupos Interdisciplinares de Cuidado oferecidos pelo Hospital do Círculo a pacientes com tumores femininos (mama e útero) e com estomias e a familiares de pacientes em cuidados paliativos.
Os grupos Conviver, Bem Viver e Ressignificar promovem espaço para escuta e acolhimento, estimulando a troca de experiências e informações entre os participantes e equipe e promovendo estratégias terapêuticas de melhorias de convívio e bem-estar no dia a dia. A escolha se deu a partir da necessidade de pacientes trazidas em falas durante processos de terapia individual, frente à realidade de cada um.
– A dinâmica utiliza-se de ferramentas e estratégias para acessar os pacientes e intervir terapeuticamente frente às suas necessidades – explica a psicóloga hospitalar Andrielli Conforti, que coordena os trabalhos junto com uma equipe multidisciplinar de profissionais do Círculo – A equipe multiprofissional tem o papel de instrumento mediador na busca pela melhora da qualidade de vida, promoção da saúde e autocuidado dos pacientes e familiares – complementa.
O cuidado paliativo tem a filosofia humanitária de cuidar de pacientes com doenças que ameaçam a vida, buscando a melhora da qualidade de vida e alívio da dor e do sofrimento. O grupo tem por objetivo promover um espaço de escuta e acolhimento às famílias dos pacientes, oportunizando que as mesmas possam compartilhar experiências advindas dos desafios do cuidado diário diante do processo do adoecer.
Público: Familiares e/ou cuidadores de pacientes em cuidados paliativos atendidos no Hospital do Círculo.
Frequência: A cada 20 dias.
O grupo foi pensando para o público feminino com o objetivo de propor um espaço para troca de informações e experiências. Promover a busca por novas possibilidades de Bem Viver, estimular a melhora da autoestima, autocuidado, promovendo momentos de interação e cuidado.
Público: Pacientes com tumores femininos (útero e mama) atendidos no centro de oncologia do Hospital do Círculo.
Frequência: um encontro por mês.
O grupo foi pensando para os pacientes com estomas e têm por objetivo proporcionar um espaço de interação e troca de informações, bem como compartilhar experiências advindas do processo de uso de bolsa de colostomia. Estimular a adaptação de ciclos, reavaliar e mudar o caminho diante da necessidade de um dispositivo associado ao corpo do paciente
Público: Pacientes com estomia em uso de bolsa de colostomia atendidos no centro de oncologia do Hospital do Círculo.
Frequência: um encontro por mês.
*Todos os encontros são gratuitos e ocorrem no Círculo de Talentos, junto ao Hospital do Círculo. Mais informações: (54) 30139117, setor de Psicologia Hospitalar, com Andrielli