Você sabia que manter a higiene bucal pode auxiliar no conjunto de ações para evitar a transmissão do coronavírus? Apesar de ainda haver poucos estudos diretos relacionando a Covid-19 com a Odontologia, é muito importante que a assepsia e a higiene bucal sejam observadas também por esse viés, principalmente em relação à saúde geral das pessoas. Por regra de analogia, podemos considerar o coronavírus um microrganismo e, como tal, pode ser tratado como todos os microrganismos patológicos em Odontologia.
O Coronavírus é um microrganismo responsável pela Covid-19, uma doença capaz de causar infecções respiratórias, cujos principais sintomas são febre, tosse e, em casos mais graves, pneumonia, podendo levar ao óbito. Como o contágio da doença acontece por meio de pessoas infectadas que transmitem o vírus pela tosse, espirro, coriza e gotículas de saliva, manter a cavidade bucal livre de patógenos infecciosos é de extrema importância neste momento de pandemia, onde há intensa propagação do novo coronavírus.
– A higiene bucal regular confere uma possibilidade de menor população de coronavírus a serem dispersos para outra pessoa durante a fala. Ainda não há pesquisas conclusivas que provem isso, no entanto, parece ser bastante racional, comparando com o comportamento de outros microrganismos – observa o professor e coordenador do curso de Odontologia da FSG, Rogério Elsemann.
Confira abaixo dicas importantes para manter a higiene, ressaltando que neste momento o fundamental é lavar as mãos regularmente, utilizar máscaras, respeitar o distanciamento social, evitando reuniões em ambientes fechados, e ficar a dois metros de distância das pessoas, mesmo quando estiver ao ar livre.
Cabe destacar que a escovação dentária, a limpeza da língua, bochechos e gargarejos com enxaguatório bucal anti-séptico, bem como o uso do fio dental, confere condições para diminuir a população de microrganismos patológicos na cavidade oral, considerando que as gotículas de saliva que são expelidas durante a fala é uma forma de contaminação.
Lembrando que a escovação deve ser feita ao acordar, após as refeições e antes de dormir, com escova de cerdas macias e creme dental com flúor.
A higiene, tanto pessoal como dos ambientes, continua sendo uma boa arma contra o Coronavírus. A higiene bucal, por meio da escovação dentária e o uso do fio dental, é essencial para a saúde geral do paciente, além de contribuir para a diminuição de microrganismos na cavidade bucal.
Antes de realizar a higiene bucal é muito importante lavar bem o rosto e as mãos até o pulso e entre os dedos, pois podem estar contaminados devido ao contato com diversos materiais e superfícies. Além disso, evitar levar as mãos à boca, aos olhos e nariz. O álcool em gel a 70% pode ser utilizado, mas uma correta lavagem das mãos com sabão e água corrente é eficaz.