As redes sociais, além de serem utilizadas para conversar com amigos e compartilhar fotos de momentos especiais, são ótimas ferramentas para impulsionar a nossa vida profissional. Com aqueles que escolheram a Medicina como profissão, isso também se aplica.
Por isso, trazemos neste artigo diversas informações sobre redes sociais para médicos, com dicas e sugestões para uma criação de conteúdo que traga engajamento e novos clientes. Continue lendo para conferir!
Nos dias de hoje, se você ou sua clínica não está presente no universo digital, estão perdendo a oportunidade de serem vistos por milhares de pessoas todos os dias. Independentemente da especialização, é importante investir na sua atuação nas mídias sociais. Manter um site bem-estruturado também é uma ação indispensável.
Afinal, o mercado hoje também está presente de forma online, tendência cada vez mais forte, principalmente entre os mais jovens. O seu consultório, logo, também faz parte dessa realidade. Dedicar-se à sua presença digital é essencial para seguir-se relevante no ramo.
O principal potencial das redes sociais é a possibilidade de interação e relacionamento com o público em geral e com os clientes, o que acarreta em ganho de visibilidade. Vale destacar que o número e a qualidade das interações impactam diretamente nos benefícios que você terá em relação a posicionamento e autoridade na área.
Sendo assim, o uso das redes sociais, sem dúvida, é um investimento, já que um marketing médico realizado de maneira adequada, ética e inteligente, certamente trará resultados positivos.
Além de diferentes redes sociais, cada uma com um foco diferente, há diferentes tipos de conteúdos que podem ser criados para compartilhar informações. A seguir, abordamos os principais pontos que você deve saber para começar a sua atuação no universo online, principalmente no Instagram.
No Instagram, o feed é composto por postagens no formato quadrado que incluem fotos, imagens e pequenos vídeos. Toda postagem feita neste formato se acumula no seu perfil, que pode ser entendido como a vitrine do seu consultório. Para o feed, é importante postar conteúdos de alto valor, sempre reforçando o que você acredita e oferece.
Cada conteúdo do feed pode receber, por parte dos seguidores, curtidas e comentários, além de poderem ser compartilhados com outros usuários por mensagem privada e ainda poderem ser salvos, ficando armazenados em uma pasta dentro do aplicativo que pode sempre ser acessada pelo usuário.
Um story, como o próprio nome em inglês já revela, tem como objetivo contar uma história e estabelecer, acima de tudo, uma conexão com o público. Aqui, entram conteúdos mais leves, como momentos do seu dia a dia em casa, da sua rotina de trabalho e também bastidores de novos projetos, por exemplo.
Na função stories, é possível fazer postagens e vídeos de até 15 segundos cada, que ficam disponíveis por 24 horas. Há diversas opções de filtros, “enfeites” e recursos interativos. Eles são gravados em formato selfie e podem ser acessados nos ícones em formato de círculos que contêm com as fotos dos seus autores. Ficam na parte de cima do feed, logo que o aplicativo é acessado.
O seguidor pode reagir, responder para você e ainda compartilhar o story. Apesar de ficar online apenas durante um dia, após esse período é possível salvá-los nos “Destaques”, função do feed também simbolizada pelos ícones circulares.
O IGTV é como um canal de vídeos dentro do Instagram. Em formato selfie, os vídeos podem ter duração mínima de 1 minuto e máxima de 60 minutos. Por isso, é o lugar perfeito para postar conteúdos mais amplos e profundos, que exigem explicações mais detalhadas.
Um vídeo postado no IGTV pode receber curtidas e comentários, além de também poder ser compartilhado e salvo. Além de aparecem no seu perfil, em meio às fotos postadas no feed, eles ficam armazenados na aba correspondente só ao IGTV.
O reels é a mais nova aposta do Instagram, inspirado no aplicativo TikTok. A sua função principal é a publicação de vídeos criativos de até 30 segundos, que podem ser editados dentro do próprio app.
Com esse recurso, é possível gravar um clipe único ou uma sequência de clipes, podendo adicionar um vídeo da galeria, músicas e filtros. Além disso, é possível salvar o áudio de outros reels para fazer dublagens.
Por estarem em alta, o reels pode ser aproveitado para mostrar a sua personalidade e autenticidade, tornando-se uma potência para aumentar visualizações e envolvimento.
O LinkedIn é uma rede social voltada para negócios onde muitos recrutadores e pessoas em busca de parcerias profissionais fazem pesquisas. Além disso, estar por lá pode contribuir para a decisão de um paciente que terá acesso a mais informações suas e, consequentemente, desenvolverá maior confiança a respeito do seu trabalho.
O médico deve ver o LinkedIn como uma estratégia para o seu crescimento profissional, já que por meio dele é possível obter benefícios como ganho de autoridade na área, realização de networking e melhora no relacionamento com os colegas. Sobre conteúdos, pode-se divulgar participação em cursos e congressos, novidades em atendimentos e matérias em relação à categoria.
Assim como em toda rede social, é importante não apenas estar presente, mas dedicar-se a ela. No LinkedIn, é fundamental investir no seu resumo, manter o perfil e currículo atualizados, escolher corretamente sua foto de perfil, utilizar palavras-chave nas postagens e participar de grupos com interesses comuns aos seus.
No processo de construir um bom posicionamento digital, é muito importante destacar que criar conteúdo em redes sociais para médicos exige dedicação e comprometimento, devendo ser um espelho do trabalho já realizado no mundo offline.
As dicas a seguir são da Carolina Pedroni, especialista em social media da Dinâmica Conteúdo Inteligente, de Caxias do Sul/RS. Confira:
Antes de começar a produzir conteúdo, é fundamental ler as regras em relação à divulgação de serviços estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), para compreender quais são os limites a serem seguidos na estruturação da comunicação.
Alguns exemplos são: inclusão nas postagens do registro profissional do médico ou diretor responsável pela clínica; materiais que contenham apenas conteúdos verídicos, válidos e comprovados; é proibida a divulgação de imagens de antes e depois de procedimentos.
É importante criar conteúdos a partir do que os seus pacientes mais desejam saber, assim é possível “tocar na dor” deles de forma mais fácil. Por exemplo, quem está com insônia quer muito saber como fazer para dormir mais e melhor, assim como quem está com perda de cabelo quer dicas sobre como fortalecer os fios.
Desse modo, a abordagem deve incluir as principais dúvidas e problemas vividos no seu consultório. Também é interessante produzir conteúdos em relação a mitos relacionados à sua especialização.
Se há algo unânime, é a importância da constância no uso das redes sociais. É mais importante postar todas as semanas nos mesmos dias, por exemplo, do que em uma semana postar todos os dias e na semana seguinte não postar nada. O Instagram valoriza quem se compromete a postar com regularidade, aumentando assim a exposição dos posts.
Os stories costumam receber mais visualizações do que os posts do feed, além de serem ótimos para interações e para coletar possíveis dúvidas dos pacientes que podem gerar conteúdo para o feed. Explore os recursos e não tenha medo de experimentar!
As redes sociais, de uma forma ou de outra, são extensões de quem somos na nossa vida pessoal. Por isso, nossa última dica ressalta a importância do médico “mostrar a sua cara”, mostrando de verdade quem é.
Agir desse modo no universo online traz confiança, credibilidade e simpatia por parte dos seguidores. Afinal, gera identificação e conexão, o que aumenta as chances de decidirem por uma consulta ou tratamento com você, já que se sentirão próximos do profissional, vendo-o como um “amigo”, não apenas um médico.
Gostou das nossas dicas de redes sociais para médicos? Coloque em prática e não perca mais tempo longe das pessoas que estão precisando de você e dos seus serviços.
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