A Central de Serviços Médicos do Círculo Saúde de Taquara, no Vale do Paranhana, passou a oferecer recentemente um serviço que resgata uma saudosa tradição da medicina, o programa Médico da Família. Repaginado para atender às demandas atuais dos pacientes, o programa aproxima ainda mais o médico do paciente devido a uma categoria de plano mais acessível financeiramente e que proporciona consultas personalizadas e acompanhamentos periódicos.
Esse modelo de atendimento integra a especialidade Medicina de Família e Comunidade e prioriza a atenção e os cuidados primários de saúde. Foi iniciado em abril na unidade de Taquara, mas abrange também beneficiários de outras cidades do Vale, como Três Coroas, Igrejinha, Rolante, Riozinho, Parobé e Sapiranga.
– Atenção primária de saúde é quando você atende uma população em nível primário, focando mais na questão preventiva. A partir da primeira consulta, ele passa a acompanhar o histórico médico e encaminha o paciente para os procedimentos necessários ou para outros especialistas. O médico de família passa a ser o profissional de referência do paciente – explica Dr. Greg de Sá Silva, médico especializado em Medicina de Família e Comunidade. Ele destaca que o paciente não paga a coparticipação das consultas, ou seja, o beneficiário não tem custo adicional além da mensalidade do plano.
Por acompanhar o paciente com maior periodicidade, o programa da Central de Serviços Médicos do Círculo Saúde de Taquara consegue realizar uma “coordenação do cuidado”, graças a uma checagem mais exata de interação medicamentosa, perfil do paciente e evolução do tratamento.
– O programa preconiza e faz o resgate da medicina que era exercida no passado, de não olhar somente o paciente, mas identificar as dificuldades da vida dele em um contexto familiar e comunitário – observa Dr. Greg.
– A prevenção agora é vantagem para que se evite gastos desnecessários no futuro, tanto para uma maior qualidade de vida ao paciente como para o próprio Círculo Saúde disponibilizar um plano mais em conta para as pessoas – complementa.
Dr. Greg não esconde o entusiasmo ao falar do Programa, que ele considera um modelo muito bem-sucedido. Com Graduação e Residência Médica pela UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), ele tem Mestrado em Saúde da Família pela UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre). “Os pacientes se sentem muito bem amparados”, conclui.
O Superintendente Executivo do Círculo Saúde, Francisco Costa Filho, ressalta o engajamento do Círculo Saúde na busca constante de uma medicina baseada no valor das pessoas.
– Para isso temos que estar presentes na vida das pessoas, com profissionais médicos que sistemicamente entendam a dinâmica da saúde das famílias. Dr. Greg e sua equipe fazem a diferença para o sucesso desse modelo médico assistencial do Círculo Saúde no Vale do Paranhana – resume.
Saiba mais
3 Comments
Boa tarde! Eu gostaria de saber se meu marido que tem 79 anos, goza de boa saúde, tem apenas Plano do Ipê, poderia fazer um plano com o Círculo Saúde.?
Olá Olívia
Para essa informação, você pode contatar nosso canal de atendimento Fale Conosco, no seguinte link: https://circulosaude.com.br/fale-conosco/
Obrigado!
Muito bom era presizo um plano desse.