As baixas temperaturas chegaram mais uma vez. Com elas, também chegam alguns cuidados a mais na hora de fazer atividade física. Afinal, mexer o corpo é sempre importante, em qualquer estação do ano, faça chuva ou faça sol.
Por isso, neste conteúdo, trazemos a importância do alongamento na hora de nos exercitarmos nos dias frios, além de diversas outras informações sobre o tema. Continue lendo para conferir!
Mesmo se você está apenas começando a praticar atividade física, com certeza você já ouviu falar sobre alongamento. Pode ter sido há muito anos, ainda nas aulas de Educação Física na escola, ou há pouco tempo nas orientações do personal trainer na academia.
Mas você já parou para pensar o que exatamente significa essa prática? O alongamento é um exercício utilizado para melhorar a nossa flexibilidade, já que ele permite modificar o comprimento do músculo através do afastamento de origem e inserção da musculatura que se quer alongar.
Como você pode imaginar, são diversos os benefícios obtidos quando nos dedicamos ao alongamento. Entre eles, estão o aumento da flexibilidade, a diminuição de dores, o progresso da mobilidade articular, a melhora do alinhamento corporal, a redução de encurtamentos, a diminuição de riscos de lesões músculo-articulares, o aumento do relaxamento muscular e a melhora da circulação sanguínea.
Dito isso, já se convenceu da importância de realizar alongamento quando for fazer sua atividade física? A seguir, vamos falar sobre o alongamento do corpo no inverno.
Quando as temperaturas estão mais baixas, no outono e no inverno principalmente, a tendência pode ser deixarmos de lado os exercícios físicos. Porém, sabemos que eles são fundamentais para manter a nossa saúde em dia, não importa quantos graus o termômetro marque.
Para ajudar nas práticas, o alongamento é essencial como mais uma garantia de que você e o seu corpo estarão preparados para movimentar-se com segurança, uma vez que o frio é, sim, um fator a ser olhado com atenção. Isso porque, com as baixas temperaturas, os vasos sanguíneos tendem a se contrair e ficarem mais finos, reduzindo desta forma o fluxo sanguíneo.
Os músculos, por sua vez, ficam mais contraídos para garantir a manutenção da temperatura corporal. Por isso, nos dias gelados os músculos ficam mais rígidos, o que faz com que estejamos mais propensos a dores e desconfortos nos nossos movimentos.
Com os vasos sanguíneos menos dilatados e a musculatura mais retraída, o nosso corpo demora mais tempo para se aquecer, por isso o alongamento colabora na prevenção de eventuais estiramentos, por permitir uma melhor mobilidade do músculo.
Assim como os benefícios do alongamento do corpo são muitos, deixar de fazê-lo também pode trazer más consequências. Entre elas, estão a limitação dos movimentos durante a prática de esportes, os momentos de lazer ou até mesmo prejudicar as tarefas diárias, o que implica em lesões como por exemplo os estiramentos musculares, provocando dores, necessidade de tratamento e períodos de recuperação.
Por isso, se você até hoje não se alongava, o conselho é começar o quanto antes.
Não importa se você está saindo para uma caminhada no parque ou se vai cumprir o seu treino na academia, sempre que vamos fazer atividades físicas devemos preparar o corpo antes de dar o start.
O alongamento inicial serve como aquecimento do corpo, o que evita o ocasionamento de lesões musculares. No inverno, o corpo requer naturalmente mais aquecimento, por estar exposto ao frio.
Tão importante quanto começar é finalizar o exercício com alongamentos, já que o alongamento pós-exercício auxilia no relaxamento da musculatura.
Além disso, dependendo do objetivo do exercício realizado pela pessoa, o alongamento pode auxiliar até no ganho de hipertrofia (nome que se dá ao treinamento com o objetivo de produzir ganho de massa muscular), se for realizado de forma específica pós-treino.
Alongar-se é como um hábito, deve ser nutrido no nosso dia a dia, para que com o tempo torne-se natural e até prazeroso. Afinal, passa a ser também um exercício de autocuidado.
Não poderíamos deixar de trazer dicas práticas de alongamento do corpo para você já começar a praticar. Abaixo, seguem sugestões que, apesar de parecerem simples, fazem toda a diferença quando vamos colocar nosso corpo em movimento. Confira:
Como dicas finais, vale destacar a importância de ter consigo a sua garrafa de água por perto durante os exercícios, para manter o corpo hidratado, e cuidar com a exposição do corpo quente ao ambiente externo frio, na hora de sair da academia, por exemplo. Por isso, vista sempre um agasalho.
Gostou do nosso conteúdo? No blog do Círculo Saúde, você confere muitos outros artigos sobre bem-estar e qualidade de vida, como dicas para aumentar a sua imunidade no inverno.
Este conteúdo contou com a colaboração de Caroline Lodi Bonatto, fisioterapeuta, coordenadora da área de fisioterapia ambulatorial e domiciliar, Sheila Müller, coordenadora da área hospitalar, e Ney Ricardo Stedile, fisioterapeuta e diretor clínico da Mobilitare Saúde.