O Hospital do Círculo, em Caxias do Sul, está investindo na implantação do maior parque de energia solar fotovoltaica da área da saúde na Serra Gaúcha, um dos maiores do Rio Grande do Sul, com a instalação de 2,5 mil placas de 350 W cada. A planta irá gerar, em média, 112 mil kWh por mês, resultando em economia de aproximadamente R$ 45 mil mensais para a Instituição. A implantação está sendo realizada pela empresa Voltatec, especialista em sistemas fotovoltaicos, e a instalação das placas, que foram trazidas para o Brasil pela empresa caxiense Serrana Sistemas e Energia, está prevista para o final de abril.
O presidente da Diretoria Estatutária do Círculo Saúde, Ivan Furlan, destaca que o investimento no parque de energia solar do Hospital vai além do benefício da redução do consumo mensal, mas vai ao encontro dos valores da Instituição.
O Círculo tem uma preocupação muito grande quanto ao seu caráter de responsabilidade social e ambiental. Sob esse aspecto, investir em matrizes energéticas sustentáveis é reforçar seu compromisso com a sociedade.
O sócio da Voltatec, o engenheiro eletricista Guilherme Saraiva, explica que a capacidade de energia instalada no Hospital do Círculo é suficiente para abastecer, em um mês, mais de 330 residências, ou mais de 20 postos de combustíveis, ou, ainda, quase 40 mercados.
Esses comparativos mostram de uma forma mais clara os vários benefícios gerados pela energia fotovoltaica. É claro que a economia financeira é um dos principais, mas também é importante demonstrarmos com um projeto desta magnitude que grandes instituições estão aderindo a modelos mais sustentáveis de matriz energética”, reforça Saraiva, que é também pós-graduado em engenharia da segurança do trabalho e especialista em energia fotovoltaica.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o estado do Rio Grande do Sul possui 43,44 mil sistemas em operação, que abastecem mais de 53 mil consumidores, em 490 municípios. O estado divide com São Paulo a segunda posição no ranking nacional em dados relacionados à energia fotovoltaica, que tem Minas Gerais na liderança. Caxias do Sul está entre as 10 cidades do país em potência instalada de energia fotovoltaica, e é a primeira colocada da Região Sul, segundo a Absolar.
Seja para empresas de qualquer porte, tanto para a indústria, comércio ou residências, as pessoas estão percebendo que o valor investido em energia solar acaba revertendo em redução dos custos fixos. Existem linhas de financiamento específicas para este fim que são muito atrativas, com juros baixos e com prazos que se enquadram nos mais variados orçamentos. O valor investido acaba retornando em forma de redução na conta de energia num período médio de 3 a 5 anos.