Saúde da mulher: 8 cuidados essenciais para viver bem e felizSaúde da mulher: 8 cuidados essenciais para viver bem e felizSaúde da mulher: 8 cuidados essenciais para viver bem e felizSaúde da mulher: 8 cuidados essenciais para viver bem e feliz
  • PLANO DE SAÚDE
  • BEM-ESTAR E PREVENÇÃO
    • Alimentação
    • Círculo de Conversas
    • Comportamento
    • De Olho na Dica
    • Saúde Bucal
    • Saúde da Mulher
    • Saúde do Homem
    • Saúde no Trabalho
  • NOVIDADES DO CÍRCULO

Saúde da mulher: 8 cuidados essenciais para viver bem e feliz

efeitos da menopausa no corpo
Efeitos da menopausa no corpo: entenda como amenizar os sintomas
25 de fevereiro de 2021
27 de janeiro de 2021
Categorias
  • Saúde da Mulher
Tags
saúde da mulher 8 cuidados

A preocupação com a saúde da mulher, no Brasil, é recente. Apenas em meados do século 20 começaram a surgir as primeiras políticas públicas voltadas para a temática, além de gestação e partos.

Atualmente, a situação já é bem diferente e a informação muito mais difundida, o que ajuda na prevenção de doenças e na vida saudável. Porém, ainda é preciso um trabalho forte de educação para a saúde da mulher.

Por isso, selecionamos oito importantes cuidados que toda mulher deve ter para viver bem e viver melhor. Confira!

1 – Realize exames periódicos

Manter uma rotina de exames é indispensável para diagnosticar doenças precocemente e receber orientações corretas. Por isso, mamografia e papanicolau devem ser realizados ao menos uma vez por ano. Mas, essa frequência pode ser menor, dependendo da idade, do histórico familiar ou outros fatores de risco.

2 – Pratique atividades físicas

A Organização Mundial da Saúde – OMS orienta que sejam praticados pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, por 5 vezes na semana. Praticar exercícios é uma excelente medida para cuidar do bem-estar físico, fugir do sedentarismo e ter corpo mais saudável.

3 – Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável não significa dietas extremamente restritivas, mas sim dietas adequadas para o dia a dia. Alimentar-se corretamente é essencial para a saúde feminina. Isso porque o corpo da mulher possui maior tendência a acumular gordura, é preciso ficar alerta para índices como o colesterol.

4 – Visite o médico regularmente

A visita ao médico deve se algo regular e permanente, também para agendar a realização de exames necessários e prevenir doenças. A conversa com um especialista deve ocorrer para definir métodos contraceptivos e receber orientações sobre mudanças no corpo. Buscar atendimento médico também deve ser a primeira ação se caso sentir qualquer sintoma ou desconforto em geral.

5 – Cuide da saúde mental

Não é apenas a parte física que precisa de cuidados, mas a saúde mental também, especialmente diante de problemas psicológicos. Depressão, ansiedade, estresse, entre outras doenças, não são frescuras e devem ser tratadas com a mesma seriedade e acompanhamento profissional.

6 – Dê atenção para a sexualidade

Muitas vezes, a sexualidade é tratada como um tabu para as mulheres, como se fosse um assunto proibido ou a ser evitado. Isso não deve acontecer, pois ela também é saúde da mulher.

Isso porque a sexualidade faz parte da vida e ela vai muito além do sexo. Possui influência direta em mudanças no corpo e na mente das pessoas, desde a puberdade até a fase idosa.

7 – Proteja-se de doenças sexualmente transmissíveis

O uso de preservativos é a maneira de vivenciar a sexualidade com toda segurança. Essa prática deve ser regra, tanto para as mulheres quanto para os homens, pois evita a infecção por doenças sexualmente transmissíveis causadas por vírus, bactérias ou outro micro-organismos. Use camisinha feminina e exija o uso da camisinha masculina pelo seu parceiro.

8 – Busque ajuda em caso de violência

A violência contra a mulher atinge todas as classes sociais, etnias, orientações sexuais e faixas etárias. Ela se constitui em um atentado à vida, à saúde e à integridade física. Vale lembrar que a violência nem sempre é física, muitas vezes é psíquica ou moral e quem sofre agressão possui tendências a desenvolver situações de depressão, ansiedade, distúrbios psicossomáticos, entre outros.

Se você está passando por uma situação de violência ou algo que te incomoda, procure ajuda imediatamente. Você pode ligar gratuitamente para o Ligue 180, um canal público dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Então, o que achou das dicas? Compartilhe com suas amigas, e seus amigos também, acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de assuntos sobre saúde!


Compartilhe:
Equipe Círculo
Equipe Círculo
Uma equipe apaixonada e dedicada em produzir conteúdo em Saúde! 🧡

Artigos Relacionados

Infecções sexualmente transmissíveis
11 de agosto de 2022

Alerta: casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis crescem no Brasil e no mundo


Leia mais
saúde da mulher - cuidados
1 de março de 2022

Saúde da Mulher: 5 cuidados que você deveria ter!


Leia mais
bronzeado
3 de fevereiro de 2022

Verão: 5 dicas de como você pode manter o bronzeado o ano todo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimos Artigos

  • 0
    Novas especialidades nas Centrais de Serviços de Saúde do Círculo
    11 de agosto de 2022
  • Infecções sexualmente transmissíveis0
    Alerta: casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis crescem no Brasil e no mundo
    11 de agosto de 2022
  • cigarro eletrônico0
    Cigarro eletrônico faz mal? Veja como ele funciona
    5 de agosto de 2022
  • plano de acidente de trabalho0
    Por que contar com um Plano de Acidente de Trabalho para sua empresa
    3 de agosto de 2022
  • benefícios oferecidos por grandes empresas0
    Benefícios oferecidos por grandes empresas para aumento na produtividade e bem-estar dos colaboradores
    2 de agosto de 2022
©Copyright Todos os Direitos Reservados | Círculo Saúde | Rua Visconde de Pelotas, 809, Caxias do Sul, RS