Círculo Saúde e seu plano de contingência contra o Covid-19
O Círculo Saúde desde que se deparou com o cenário mundial referente à pandemia por COVID-19, trabalha fortemente no planejamento de ações para o enfrentamento da doença.
A instituição, que tem como missão de prover saúde, planejou, executou e vem priorizando ações para a prevenção e a segurança de seus clientes, profissionais e comunidade como um todo.
Inicialmente, foi criado um Comitê Interno de Crise, formado por equipe multiprofissional, que implantou rapidamente fluxos e processos focados em diminuir os efeitos oriundos da pandemia.
Dentre as inúmeras ações realizadas, todas seguindo as recomendações dos órgãos públicos, destacam-se:
· Treinamento e capacitação das equipes (simulações, palestras, uso correto dos EPIs etc).
· Aquisição de todos os equipamentos necessários de proteção.
· Criação de protocolos e fluxos de atendimento aos casos suspeitos.
· Montagem da estrutura externa para triagem de sintomas respiratórios – BEM (Base Especial Médica).
· Remodelação de espaço interno para internação de pacientes confirmados. Divisão da planta hospitalar em áreas verde e vermelha.
· Criação de central telefônica 24h para orientações médicas sobre o Coronavírus – 0800.723.1225. Em média, na primeira quinzena de abril, cerca de 250 clientes receberam orientações sobre sintomas e isolamento domiciliar, por suspeita de infecção por COVID-19.
· Divulgação constante nas redes sociais, contribuindo com orientações e alinhamentos para minimizar a contaminação.
· Participação de dirigentes do Círculo em ações da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul e do MobiSaúde.
· No ambiente hospitalar, houve a suspensão de procedimentos e exames eletivos, restrição de visitas e acompanhante aos clientes internados, com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas.
· Foi fortalecida orientações nas recepções do hospital e emergência para identificar possíveis portadores do vírus.
· Além dos investimentos em estrutura física e de recursos humanos, houve investimentos no parque tecnológico para assistência de alta complexidade, como respiradores mecânicos, foco de luz móvel e vídeo laringoscópios, que facilitam a técnica de intubação traqueal.
· O Serviço de Psicologia e SESMT, atentos à saúde emocional e psíquica dos profissionais do Círculo, estão atuando fortemente para garantir acolhimento, suporte e orientações para as equipes de linha de frente.
· Ocorreu o redimensionamento de funcionários que se enquadram no grupo de risco, assegurando menor exposição, mais segurança e tranquilidade para o cumprimento de suas atividades. Os funcionários com sintomas da doença são afastados de suas atividades.
· Foi lançada a campanha para utilização correta de máscaras domésticas, com a intenção de promover o bloqueio das secreções individuais e assim minimizar o contágio. É sabido que a contaminação se dá por 2/3 das pessoas assintomáticas.
· As pessoas que passam pelas dependências do Círculo recebem uma máscara doméstica, acompanhada de orientações sobre o uso correto e higienização.
Em meio a um cenário de muitas angústias geradas pela incerteza da pandemia, o Círculo reitera seu compromisso e missão com a saúde e traz para conhecimento de todos alguns resultados satisfatórios, resultado de todas essas ações de contingência:
· Atendimentos no espaço externo na Base Especial Médica: cerca de 45 clientes
· Clientes suspeitos de contaminação com Covid-19: 24 pacientes, sendo que 12 com teste negativo, um confirmado e curado, e dois aguardado resultado.
· Profissionais afastados da área da saúde: 16 funcionários, sendo que 12 com teste negativo, quatro aguardando resultado e dois estão em isolamento domiciliar.
Segundo a diretora de Serviços Próprios do Círculo, Isabel Bertuol, “Para os profissionais da Saúde, o trabalho é intenso e desafiador. Estamos em linhas de frente do atendimento e sofrendo diretamente os riscos e as consequências da contaminação pelo vírus, mas seguimos com coragem e força para oferecer o melhor atendimento e acolhimento aos clientes e profissionais da nossa instituição.”