Realizado pelo Círculo,através dos seus laboratórios, o exame de DNA (Acido Desoxirribonucléico) é o mais seguro teste disponível para determinar a paternidade de uma criança, com vários marcadores genéticos, o poder de discriminação fica acima de 99,9999%. Possui um alto poder de discriminação, uma vez que cada pessoa possui um único DNA, com exceção de gêmeos idênticos. Metade do DNA de um indivíduo é proveniente da mãe biológica e a outra metade do pai biológico. No teste de paternidade, determina-se qual a metade do DNA da criança que é herdado da mãe. A outra metade remanescente é obrigatoriamente herdada do pai biológico. Se esta metade combinar com o DNA do suposto pai em questão, calcula-se a probabilidade de paternidade. Se for maior que 99,99%, o homem testado é o pai verdadeiro e uma inclusão de paternidade está comprovada. Se há pelo menos duas diferenças ou exclusões no DNA paterno, então o suposto pai é excluído como o pai biológico da criança.
O DNA é encontrado, na mesma forma, em todas as partes do corpo e é desenvolvido na concepção, isto é, na união dos gametas para a formação de um indivíduo e permanecendo constante, tanto em uma pessoa viva, quanto falecida.
Para a coleta do material para o exame não há necessidade de jejum, e pode ser realizado em células bucais (saliva) ou no sangue.
ROTINA DE PROCEDIMENTO
Para a realização do exame, as partes envolvidas devem comparecer juntas ao laboratório. A coleta de material será realizada somente na presença das partes envolvidas.
O resultado do exame será entregue somente na presença das partes envolvidas ou seus representantes legais.
No caso de falecimento do suposto pai deve-se consultar o Laboratório para verificar valores e melhor combinação de parentes do suposto pai. Neste caso estuda-se mãe, criança e parentes do suposto pai (em ordem de preferência):
1 – Pais do falecido (supostos avós)
2 – Três ou quatro filhos do falecido e viúva
3 – Irmãos do falecido (supostos tios)
4 – Outras combinações dos parentes podem ser tentadas
Documentos necessários:
Xerox do documento de identidade dos envolvidos e/ou certidão de nascimento da criança – e apresentação dos originais no ato da coleta.
Conheça mais sobre este serviço pelo telefone (54) 2101 0000, ramal 4393.